Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fechamento - Janeiro/2016

Como já informado, a partir deste mês irei postar regularmente a rentabilidade da minha carteira de ativos. Recapitulando: a série histórica se iniciou em outubro de 2015 e as postagens da rentabilidade serão feitas mensalmente.

Ainda estou pensando sobre a possibilidade de incluir em minhas portagens a alocação de ativos carteira, porém, estou um pouco receoso quanto a manutenção do meu anonimato neste blog. Mas deixemos isto para depois.

Falando do mês em questão, eu não poderia começar de forma pior. A rentabilidade da carteira foi ainda mais baixa que a do Ibovespa, que apresentou forte queda; CDI então, nem se fala... 

Sabemos que a importância real da rentabilidade mensal para uma carteira de longo prazo não é algo que me fará perder os cabelos e nem mudar absolutamente nada em minha estratégia, mas tenho de admitir que é uma sensação desagradável ver quedas atrás de quedas.

E abrindo um parêntese: está cada vez mais patente o tamanho do buraco em que nós nos metemos. A inadimplência já está realmente preocupante, o desemprego aumentando rapidamente, tenho escutado inúmeros casos de assaltos... A crise realmente atingiu o brasileiro. E como não poderia ser diferente, as perspectivas não são nada favoráveis para o curto e médio prazos. Resumindo: ainda vamos agonizar bastante.

Mas vamos ao que interessa, os dados:

Rentabilidade mensal: -7,79%
Rentabilidade anual: -7,79%
Rentabilidade histórica: -18,23%

"Quase quinze por cento de desvalorização em quatro meses? Caralho, cara, você é uma máquina de perder dinheiro." Pois é... deveria ter me divertido apostando em cavalos...

10 comentários:

  1. E por isto que eu nao faco estas analises de rentabilidade mensal, pois se o investimento e a longo prazo estes controles servem apenas para deixar-nos incomodados em momentos de queda. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC, é realmente duro segurar o tranco. Mas tem o outro lado da moeda. Para quem tem disciplina, medir a rentabilidade é só mais uma forma de controle.

      Até!

      Excluir
    2. Verdade, eu estou meio desanimado com renda variável e com investimentos no geral, então estou transmitindo uma visão muito pessimista nos meus comentários. É uma fase! Abraço

      Excluir
    3. Normal. Todos estamos ao menos um pouco. O que não podemos permitir é que este pessimismo influencie nossas decisões financeiras.

      Abraço.

      Excluir
  2. Eu estou com -21% em 25 meses, uma média de -0,85% por mês.
    Minha aposta é aportar todos os meses, faça chuva ou faça sol.
    Eu gosto de contar minha situação do início da jornada, onde no final de 2013 eu estava em dúvida entre comprar um carro de aproximadamente 90k, onde eu iria financiar uns 60% ou começar a poupar... Se tivesse comprado o carro financiado teria perdido uns 30% só de desvalorização, se incluir os custos para manter o carro, como seguro, imposto, manutenção, aí já era, então por mais que eu não seja um investidor dotado de habilidades acima da média a escolha de poupar e adquirir ativos para construir o patrimônio é uma escolha boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa não, Surfista; é uma escolha excelente, que por si só já te difere de quase a totalidade dos brasileiros.

      Não tem outro caminho, temos de focar na única variável que realmente podemos controlar: os aportes. Acredito piamente que o futuro irá nos recompensar.

      Abraços.

      Excluir
  3. PM,

    É isso aí! Vamos esquecer essa inutilidade, chamada rentabilidade, e focarmos nos aportes, que é o que realmente vai fazer a diferença em nosso patrimônio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, IL. Você é uma inspiração para este blog.

      E sim, os aportes, além de mais importantes, são a única variável que realmente conseguimos controlar.

      Abraço!

      Excluir
  4. S&P,

    Por enquanto, não. Ainda estou pensando nesta possibilidade.

    ResponderExcluir