Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de março de 2016

Fechamento - Fevereiro/2016

Vamos então a mais um fechamento mensal, o segundo deste blog. 

Fevereiro foi mais um mês ruim para a economia do país, como, aliás, tem sido todos os meses deste governo vergonhoso. Tivemos uma enxurrada de péssimas notícias, com destaque para um novo rebaixamento feito por uma agência de risco, a Moody's, além do pedido de falência do grupo Mabe, dono das marcas Dako e Continental. Cada vez é mais patente a gravidade de nossa situação, e por hora, nada de esperanças para alguma melhora.

O Ibovespa não acompanhou a tragédia dos noticiários, e teve uma alta de 5,91%, o que nos mostra mais uma vez que, definitivamente, o mercado é irracional.

No setor industrial, em que estou inserido, o clima é de pessimismo total. Notícias de demissões em massa, falência de empresas, corte de produção... A segunda maior empresa da cidade em que eu vivo, por exemplo, anunciou este mês que irá desativar cerca de 75% da produção em sua principal unidade. Estamos falando de milhares de empregos que simplesmente deixarão de existir.

Enquanto isso, vemos na Argentina um presidente corajoso devolvendo a dignidade perdida a seu país, após mais de uma década de kirchnerismo, esfregando na cara dos ignorantes esquerdistas que, sim!, o liberalismo SEMPRE funciona. Maurício Macri cortou impostos sobre a venda de carros e motos, impulsionando a produção; extinguiu os impostos sobre exportação, ressuscitando o agronegócio do país; diminuiu impostos sobre os salários, aumentando a renda dos trabalhadores argentinos; isso tudo, para desespero dos esquerdistas, aumentando a arrecadação. Que coisa, não?! É a prova de que, com um pouco de boa vontade e coragem política, é possível reerguer um país em frangalhos.

Pegando a onda da política, não poderia deixar de citar a prisão do marketeiro e sem vergonha João Santana, o homem que, sem dúvidas, ocupa o segundo lugar em importância na quadrilha do PT. Confesso que não esperava que esta prisão se concretizasse, e que ela não melhora em nada nossa situação, mas senti uma agradável sensação de justiça. Agora falta o chefe.

Mas vamos ao que interessa. A carteira, este mês, teve uma bela valorização, diminuindo um pouco o impacto do mês de janeiro. Os aportes, como disse, foram direcionados para uma nova categoria de investimentos, e muito provavelmente o mês de março será igual.

Abaixo as rentabilidades mensal, anual e histórica: 

Rentabilidade mensal: 3,82%
Rentabilidade anual: -4,27%
Rentabilidade histórica: -15,11%

Acredito que será comum oscilações significativas no decorrer de todo o ano. Minha carteira é jovem, ainda em formação, e estou demasiadamente concentrado em minhas aplicações. Com o tempo, a tendência é que eu esteja mais diversificado e, ao menos teoricamente, enfrente menores oscilações mensais.

2 comentários:

  1. Olá PM!

    Muito bom texto.

    O Macri esta dando uma aula de economia mesmo na Argentina, já li matérias internacionais de investidores animados a investir no país do Tango.

    Mercado é irracional a curto prazo, a longo prazo cotação segue lucro mesmo.

    Parece que você descreveu o cenário onde vivo, aqui esta a mesma coisa: Empresas grandes dando férias coletivas, demitindo em massa, parando a produção ... É uma tristeza.

    Uma hora o populismo / assistencialismo iria cobrar o preço, e estamos pagando agora.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC,

      Obrigado pelo comentário. Concordo, no longo prazo, existe essa tendência. Já no curto prazo, não existe nenhuma.

      A situação do país está realmente triste. E TODOS, de uma forma ou outra, seremos duramente penalizados por este governo.

      Abraços!

      Excluir