Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Minha alocação de ativos

Cem por cento em ações. Simples assim. Antes de atingir meus primeiros cem mil, irei aplicar meu capital integralmente em ações. Por dois motivos:

1) Basicamente eu me especializei apenas em ações. A renda fixa nunca me atraiu. Fundos de índice e fundos de investimento também não —ao menos no Brasil. Sempre acreditei que comprar boas empresas por um preço justo fosse o melhor caminho, e defini que antes dos cem mil não iria adotar nenhuma estratégia de alocação que objetivasse a proteção de meu capital. Claro, nenhuma além da diversificação (estimo algo entre oito e dez empresas como portfólio ideal para este valor de carteira).

2) Definitivamente eu não gostaria de ter uma quantia desprezível de capital em uma empresa que apresentasse um crescimento vertiginoso. Acho que isso me deixaria mais traumatizado do que perder cada centavo aplicado. Portanto, acredito que algo entre dez e doze mil seja um valor razoável para adotar como aplicação mínima para meus investimentos.

Quanto aos tipos de empresa que compro, digo basicamente que minha carteira tem entre 30% a 40% de empresas pagadoras de dividendos, e o restante de empresas de crescimento. A carteira está alocada em cerca de 20% em blue chips, e o restante em small caps. Priorizo a compra destas, pois é nelas que confio que se encontra o grande valor (não apenas por serem desta classe, mas por muitas vezes se encontrarem demasiadamente subvalorizadas). 

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário