Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de março de 2016

Recomendações do BTG: Marfrig e Minerva

Leio no Infomoney:

“A equipe de análise do BTG Pactual divulgou relatório em que comenta o setor de frigoríficos no Brasil. Os analistas recomendam compra para os papéis da Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) e ainda comentam que 2016 será o “ano da carne”.

De acordo com a instituição financeira, a expectativa é de que esse ano seja bastante forte para esta indústria, mesmo com desafios pela frente como baixas margens e barreiras de entrada, o ciclo é favorável para a carne bovina.

(…) O preço-alvo estimado pelos analistas para o papel da Marfrig é de R$ 10,00 por ação, o que totaliza um potencial de valorização de 48,81% em relação ao fechamento do dia 18 de março de 2016. Já o preço-alvo para os próximos doze meses para a Minerva é de R$ 18,00, upside de 57,89%.”

(Link da notícia: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/4771579/btg-recomenda-compra-para-acoes-espera-alta-quase-ano)

Achei interessante registrar no blog esta recomendação do BTG para que possamos verificar os resultados no futuro. Invariavelmente, tanto a Marfrig como a Minerva são péssimas empresas quando analisadas pelas lentes do value investing. Mas, segundo os analistas, poderão apresentar uma valorização expressiva neste próximo ano.

Eu sinceramente gostaria de entender qual metodologia estes analistas utilizam para prever algo deste tipo. Segundo os meus critérios, ambas empresas valem menos do que estão custando; além disso, é notável a deterioração de seus resultados nos últimos anos, em praticamente qualquer ângulo que se analise; e finalizando, são empresas bem fracas quando comparamos com seus pares do setor.

O segmento de carnes me interessa muito. Já analisei diversas vezes as empresas que o compõem. Se me perguntassem o que espero para o seu futuro, certamente responderia com um tom otimista. É um segmento essencial, que dificilmente sofrerá quedas drásticas de consumo. Mas, obviamente, este fato por si só não irá fazer com que as empresas prosperem.

De qualquer maneira, que fique registrado aqui esta recomendação. Será interessante verificar se realmente os analistas do BTG estão certos em suas previsões. Tentarei fazer isso mais vezes.

4 comentários:

  1. Se valem menos do que custam, vai cair, mas no curto prazo, quando o mercado está em tendência de alta, como quando o lula for preso por exemplo, uma ação ruim aumenta de preço igual. Só pode ser isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, CF. Eles poderiam ter recomendado "estar comprado na bolsa", mas recomendaram estas ações específicas, com a justificativa de que este ano será o "ano da carne". Sei não, viu...

      Excluir
  2. Ola PM.

    Cotacao segue lucro.

    Minerva so apresenta prejuizo (inventam varias desculpas, e dolar que subiu, embargo de venda no pais X, prejuizo contabil, etc.).

    Ja a Marfrig, nem se fala, so prejuizo, mas continua pagando bonus altos aos diretores, nao sei como tem gente que investe em empresa assim.

    Faltou so indicar a JBS, esta ultima quando eu vi a cotacao a 16,00 queria entrar vendido, mas estou juntando patrimonio na compra, e nao tinha dinheiro para trade arriscado assim.

    E pensar que eu ja fiz trades em todas estas empresas ...

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Exatamente. São duas empresas que estão longe de serem consideradas razoáveis. Diria até que caminham a passos largos rumo à falência. Mas os especialistas do BTG discordam, vamos ver...

      A JBS ainda está consideravelmente melhor que estas duas. Inclusive, se este ano é mesmo o "ano da carne", acredito que seria mais prudente para os analistas a recomendação da JBS ao invés das outras, mesmo se sabendo que também não se trata de uma empresa a mil maravilhas.

      Trade é fria. Para o investidor comum, como nós, é melhor ficar de fora.

      Abraços!

      Excluir