Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 1 de maio de 2016

Fechamento - Abril/2016

Então, vamos a mais um fechamento mensal. Este mês de abril foi mais um mês de otimismo na bolsa, principalmente devido à condução política do processo de impeachment que, finalmente, parece certo que será consumado. Uma boa notícia para os brasileiros, aliás, infinitamente melhor que o saldo positivo da bolsa.

Se de fato a presidente perder o mandato, se dará um ambiente extremamente propício para que sejam feitas amplas reformas estruturais que nosso país tanto precisa. É uma pena que tivemos de chegar a este ponto tão crítico para que isto acontecesse, mas agora, temos de nos contentar com o que temos. Michel Temer terá a chance de, como ele mesmo disse, entrar para a história, e acredito que tenha totais condições para fazê-lo. Apesar de não confiar nem em Temer, nem em seu partido, acredito que as circunstâncias não lhe oferecem outra opção. Bom para ele, bom para nós.

Quanto à valorização da carteira, esta foi fortemente influenciada pelo recebimento de dividendos de várias empresas, e apresentou um resultado acima do Ibovespa. A rentabilidade histórica finalmente saiu do vermelho (lembrando, a série histórica de medição se iniciou em outubro de 2015, apesar de as postagens terem começado apenas este ano), mas ainda está abaixo do acumulado tanto do Ibovespa, quanto do CDI. Nada que me preocupe, claro, o objetivo da carteira é de longo prazo. Aliás, mas uma vez frisando: os posts mensais de rentabilidade, para mim, apenas são úteis para que eu tenha um acompanhamento mais diligente da valorização de minha carteira; os resultados mensais são de mínima importância.

Dito isto, vamos aos números:

Rentabilidade mensal: 9,50%
Rentabilidade anual: 12,30%
Rentabilidade histórica: -0,67%

Para finalizar, este foi um mês em que li vários livros, estudei bastante e acabei me dedicando pouco ao blog. Foi-se o mês e percebo que realizei apenas um post além do post de fechamento mensal, o que é muito pouco. Minha vida pessoal está maravilhosa, com expressivas evoluções em todas as áreas em que me propus a dedicar este ano. Percebo que a partir do momento em que comecei a me focar totalmente em meus objetivos, fui melhorando paulatinamente minha vida e criando uma corrente positiva ao meu redor que acabou por mudar completamente minha realidade dentro de alguns poucos meses.

Estou viajando no post? Escrevo após fumar um baseado? Nada disto, senhores. Aquela velha história de que "o universo conspira" é sim verdade, e estou testemunhando isto em primeira pessoa. A primeira vez que li isto já faz alguns bons anos, e só agora pude realmente perceber. É incrível o que acontece quando nos tornamos conscientes de nossa capacidade de mudar a própria realidade. Digo isto por minha própria experiência: em oito meses mudei a minha de uma maneira formidável, desde questões mais superficiais, como aparência, até questões mais profundas, como a mente e o espírito. Tenho dedicado meus esforços para questões que julgo realmente importantes, e parei de perder meu tempo e energia com futilidades. Está sendo impressionante. E fica aqui o meu relato.

2 comentários:

  1. Ola PM,

    O melhor a se fazer e se cercar de coisas boas, pessoas boas, e ser mais positivo mesmo, negativismo nao nos leva a lugar algum.

    Rentabilidade historica positiva nos deixa mais animados, e ruim aportar, aportar e aportar e estar sempre no vermelho.

    De qualquer forma, e como voce disse, a longo prazo a rentabilidade pouco importa no inicio, e sim o tamanho do aporte.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      É mais ou menos por aí: controlar o que está no nosso alcance e manter a tranquilidade, que o tempo nos trará os retornos que almejamos.

      Abraço.

      Excluir