Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Fechamento - Julho/2017

O leitor mais atento já percebeu a ausência dos tradicionais valores no título da postagem. Pois é. A partir deste mês, opto por não mais divulgá-los. Os motivos são os óbvios, além de que, vista os rumos que o blog vai tomando, a evolução patrimonial tem pouco a adicionar. No resto, continuamos da mesma forma. Para os interessados, a carteira finalmente ultrapassou o sexto dígito, e o mês foi excelente em todos os quesitos.

As rentabilidades mensais, por sua vez, continuarão a ser divulgadas, e talvez a ausência dos detalhes rotineiros permita-me abordar questões mais interessantes a respeito de minha estratégia.

Conforme anunciado no último fechamento, a carteira ganha uma nova empresa, mas a reserva em liquidez continua a ser alimentada. O leve desconforto em relação ao mercado se mantém, já que pouca coisa se alterou desde então.

E como diz o sábio, na ausência do que se dizer, é melhor que não se diga nada, por isso passamos diretamente para os números:



Rentabilidade mensal: 5,01%
Rentabilidade anual: 21,78%
Rentabilidade histórica: 31,51%

Uma rentabilidade notável, que reforça o ainda mais o bom resultado anual da carteira. Desta vez, ficamos bem próximos do Ibovespa, apesar dos nada parecidos portfólios e respectivos perfis de risco.

A grande novidade do mês fica para o fato de que agora possuo uma secretária, então, possíveis sugestões ou reclamações, peço que tenham a delicadeza de encaminhá-la. E sim, caros leitores, o café está saboroso como nunca.

Ficamos por aqui...

22 comentários:

  1. Olá P.M! Parabéns pela rentabilidade! E segue o jogo...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo acumulo de patrimônio e pela sua rentabilidade

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a rentabilidade este mês PM,

    Carteira acima do CDI. É isso que importa.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala PM,

    Bom mes.

    Mantenha o ritmo forte e parabens pelo 6 digito.

    Abraçao e sucesso este mes

    ResponderExcluir
  5. Pretenso Milionário,

    O que achas da Hering (HGTX3) para dividendos e longo prazo? Parece uma boa empresa, distribuidora de dividendos e sem dívidas.

    Contudo, o SSS está complicado.

    Qual sua visão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Particularmente, tenho uma visão extremamente positiva sobre a empresa e sua administração. Acredito que seja uma bela opção para investimento em longo prazo, mas não teria com ela a agressividade que tenho em outras posições, basicamente por dois motivos: sua margem de segurança não se encontra tão atrativa e a Hering não é exatamente soberana em seu setor.

      De qualquer jeito, vejo com bons olhos uma alocação nesta empresa.

      Abraços.

      Excluir
    2. PM,

      Essas empresas mais agressivas, a preços justos, seria GRND3, CGRA3 e MDIA3?

      Excluir
  6. Pretenso Milionário,

    Já estudastes o IRBR3? Qual sua concepção sobre a empresa, apesar de eu particularmente ter medo de IPO.

    Há uma discussão interessante no ClubInvest: http://clubinvest.boards.net/thread/633/irb-resseguros-irbr3

    Você faz parte do Club Invest? É excelente. Debates de alto nível em ações.

    http://clubinvest.boards.net



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Anônimo.

      Via de regra, não analiso IPOs, portanto não tenho o que acrescentar sobre essa empresa. Não quero dizer com isso que creio que IPOs sejam sempre furada, eu é que sou bastante receoso quanto à elas.

      E não conhecia o Club Invest. Olhando por alto, parece realmente ter boas discussões. Irei vê-lo com a devida cautela. Obrigado pela indicação!

      Excluir
  7. Olá PM, parabens pelos 6 dígitos, pena que não divulga mais os valores, por um lado é ruim, pois tira de certa forma o espelho de pessoas que assim como eu acreditam que é possível vencer o sistema e conquistar a IF, por outro lado é bom, pelo fato do patrimônio está tomando proporções consideráveis, mas é isso ai bola pra frente e sigo aqui acompanhado os seus posts que realmente são muito bons e rumo ao milho grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maromba,

      Grato pelo elogio. O que tenho percebido é que divulgar o patrimônio não vinha agregando muito ao conteúdo do blog, apesar de ser uma grande exposição da minha vida pessoal. Outro fato que pesou bastante é que ganhei uma bela grana neste último mês, chegando até a pensar em deletá-lo para evitar exposição. Como decidi continuar, escolhi não mais divulgar meu patrimônio.

      Abraços!

      Excluir
  8. Pretenso Milionário,

    Existem empresas na bolsa que estão numa linha de divisória entre empresas medias e boas/excelentes, como:

    1) BVMF3; 2) CCRO3; 3) ARZZ3; 4) HGTX3; 5) LREN3; 6) FLRY3; 7) WIZS3; 8) TOTS3; 9) TIET3, etc...

    Empresas boas muito caras: 1) RADL3; 2) ODPV3; etc...

    Empresas de commodities enfrentado ciclos difíceis: 1) CSNA3, etc...

    E small caps de análise dificultosas: 1) FRAS3, etc...

    Vocês visualizam valuation ou investimento de longo prazo interessante em algumas delas? Se possível, gostaria do posicionamento sobre essas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Complicado responder uma pergunta tão profunda sem cometer injustiças ou lapidar todas arestas. São muitas e muitas situações a serem analisadas para opinar sobre a compra de tantas empresas, mas, vamos lá.

      Nos valuations atuais, e tendo em vista o meu perfil específico, de todas as empresas citadas eu só teria exposição em HGTX3 (leia o comentário que fiz acima), e fazendo muita força CCRO3.

      Empresas como a BVMF3 e TOTS3 eu simplesmente ignoro por não me achar em condições de analisá-las. LREN3, RADL3 e ODPV3 são empresas com administrações excelentes, porém, negociadas em patamares de preços que exigem uma performance futura extraordinária para gerarem altos retornos. Como, humildemente, acho complicado acertar este tipo de performance, opto por não comprá-las.

      As demais empresas citadas eu jamais me aprofundei por algum dos seguintes motivos: preços acima de um patamar que creio justificar a análise; dados/setores desestimulantes (para mim, claro); ou por achar que existem opções claramente mais interessantes no setor.

      Lembrando que tudo isso leva em consideração os preços atuais.

      Abraços!

      Excluir
  9. Secretária? Opa!
    Só falta o estagiário,rs.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. E a Eternit? Será que os resultados ruins são por conta dos ciclos ou má administração? Será que ela sobrevive após a provável proibição do amianto?

    ResponderExcluir
  11. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão.

    ResponderExcluir