Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Minha nova categoria de investimentos: empréstimos

Já faz algum tempo que venho agonizando por não conseguir aumentar de forma consistente meus aportes. Tenho conseguido guardar algo em torno de oitenta por cento de todo dinheiro que passa em minhas mãos nestes últimos meses, mas como minha receita não aumenta (e acredito que não irá aumentar tão cedo), meus aportes estão estagnados próximos ao que seria o meu teto. Carrego, portanto, a sensação de que preciso acelerar de alguma forma o crescimento do meu patrimônio, mas não sei exatamente o que fazer. Ou melhor, não sabia.

Me inspirando na estratégia do blog Viver de Construção, decidi trabalhar em uma nova fonte de renda para alavancar meu capital: destinando parte do meu patrimônio para empréstimos. 

Na verdade, eu não sei como não havia pensado nisso há mais tempo. Uma pessoa muito próxima de mim tem uma factoring e esta oportunidade estava gritando histericamente na minha cara. Eu sempre tive receio de emprestar dinheiro para outras pessoas, não gosto de ter de cobrar, e acho que por isso nunca havia pensado na hipótese de ganhar com juros. Mas, como disse, vejo uma pessoa muito próxima fazendo isso há muito tempo e ganhando bastante dinheiro. Então, por que não entrar neste barco?

Em cerca de dois minutos de conversa me convenci de que valia a pena. Não vou me envolver com a parte operacional, não terei de enfrentar nenhuma burocracia... Então, o plano será: irei repassar dez por cento do meu aporte mensal para esta pessoa, que irá cobrar uma taxa de administração de 0,5% e fará meu capital render 3,34%. Esta rentabilidade é um sonho, mas claro, os riscos são proporcionais. Sendo assim, irei estabelecer um teto para esta aplicação, que irá ser de R$ 15 mil, e me renderá cerca de R$ 500 mensais. Neste primeiro mês, irei destinar todo meu aporte para empréstimos.

Abro um parêntese: conversando comigo sobre a factoring, pude perceber que o padrão de clientes desta pessoa que conheço é sempre idêntico. Sempre são pessoas com ótimos salários, ótimos empregos e que fazem empréstimos rotineiramente como um método, queimando dinheiro com juros mês atrás de mês. É incrível como a esmagadora maioria dos brasileiros não têm nem o básico da educação financeira. Ah, um detalhe: até pelo perfil dos clientes, a taxa que irei receber ainda é relativamente pequena, pois sei de muitas factorings que trabalham com algo próximo de 5% ao mês.

Outra coisa importante: irei desconsiderar o rendimento dos meus empréstimos para as postagens futuras de fechamento mensal, mas posso postar a porcentagem de minha alocação entre ações e empréstimos. Estou pensando em fazer postagens mais detalhadas no fechamento.

Finalizando, tenho uma sensação de que esta minha guinada para uma estratégia mais arrojada pode me dar bons frutos no futuro. Este ano me propus fazer o que for necessário para ter o melhor desempenho financeiro de toda minha vida. Veremos como será.

10 comentários:

  1. Olá PM.

    O caminho é este, infelizmente para chegar ao milhão ou a uma aposentadoria precoce, alguns riscos são necessários para encurtar este caminho.

    Pelo pouco que entendo, não será você que irá controlar os pagamentos dos juros, certo? Se sim, é um ponto a favor, pois é muito chato.

    No meu caso, eu tenho um excelente rendimento, mas um dos tomadores esta capengando, atrasando em 1, 2 dias os pagamentos, e isto é inaceitável, independente da taxa de juros ... Atrasou, perde a confiança, e gera riscos maiores.

    Se você saber dosar risco e retorno, os empréstimos são uma excelente maneira de aumentar o capital.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, atrasos são inaceitáveis. No meu caso, eu não irei controlar pagamentos nem nada do operacional.

      Eu irei "contratar" a factoring e pagar uma taxa de 0,5% para que ela administre o meu capital para mim, basicamente isso. Para efeito de comparação, é como se eu contratasse uma corretora para alugar os meus próprios imóveis: eu pago uma taxa, e recebo apenas os aluguéis, sem complicações.

      Abraço.

      Excluir
    2. Vdc,

      Vc tb mexe com empréstimo a terceiros? Há qto tempo?

      S&P

      Excluir
    3. PM,
      Terceirizar seus serviços exige um pleno grau de confiança. Sucesso nessa sua escolha.
      S&P

      Excluir
  2. Empréstimos são um excelente investimento se houver segurança. Você vai emprestar pro amigo sem garantias?
    Faça posts sobre o poker. Gostaria muito de aprender a jogar de verdade. Adoro o jogo, mas não me arrisco offline ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF,

      Garantias legais, realmente não vou ter. Mas sendo mais específico: se trata de um familiar muito próximo; desconsidero completamente a hipótese de que essa pessoa me lese. O que pode acontecer é que o cliente da factoring tente lesar a factoring, aí neste caso eles tem os próprios métodos e eu não terei dores de cabeça, pois caso eles sejam lesados eu terei o meu dinheiro da mesma forma.

      Quanto ao poker, vou pensar em algo para escrever. Neste final de mês e início de março pegarei uma reta boa de torneios e provavelmente irei me inspirar para registrar algo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Esse público com alto rendimento e nenhuma disciplina financeira é bastante comum. No setor público, por exemplo, não raro encontramos casos de pessoas com bons salários (alguns excelentes, por sinal) enforcadas por dívidas, recorrendo aos diversos tipos de empréstimos.
    Boa sorte nessa jogada, mas recomendamos que mantenha a disciplina para limitar esse valor destinado aos empréstimos. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na realidade, este tipo de público é que constitui, juntamente com empresas, os principais clientes das factorings, pois são eles que movimentam as grandes quantias.

      E obrigado, irei manter com certeza. Atingindo o teto estipulado, irei apenas sacaar o rendimento mensal e aplicar em ações.

      Abraços!

      Excluir
  4. "Tenho conseguido guardar algo em torno de 80% de todo dinheiro que passa em minhas mãos nestes últimos meses."

    Maravilha. vc está perfeito em seus aportes. Resta saber agora investir bem.
    Sucesso meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que eu esteja conseguindo fazê-lo.

      Obrigado meu caro, sucesso para você também!

      Excluir