Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Entrevista com Barsi

Resultado de imagem para luiz barsi

Pois é... os mais céticos que esfreguem bem os olhos, pois o Infomoney novamente acertou em cheio. Nesta segunda, o famoso site brasileiro deu destaque a um bate-papo entre os leitores do site Suno Research e o gigante investidor brasileiro Luiz Barsi. Gostem ou não dele, é fato que o homem diz coisas bem sensatas, além de que sua própria trajetória já fala por si só. Confiram neste link.

O ponto alto da entrevista, ao meu ver, foi a parte em que, questionado sobre "se vale mais a pena investir na renda fixa", Barsi respondeu peremptoriamente "não, não vale a pena". Concorde-se ou não com isso, é alentador para o investidor em ações ler algo que distancia-se do uníssono coro em prol da renda fixa.

Quanto ao trecho polêmico da entrevista, em que Barsi afirma que análise gráfica é uma fantasia, novamente tendo a concordar, apesar de saber que existem pessoas que ganham dinheiro com isso. Minha opinião é simples: o comportamento humano, em nenhuma instância, é passível de previsão. Quem quer que tente sistematizar um set up afim de compreender a ação humana inevitavelmente falhará, pois a ação humana provém principalmente de motivações individuais e da contingência, fatores que simplesmente escapam a qualquer tipo de padrão.

O Barsi não é o meu guru e tampouco me espelho nele como investidor. Mas certamente é alguém que merece ser escutado com atenção.

Bom, por hoje é só.

Abraços!

17 comentários:

  1. PM,

    É isso aí, sempre é bom ler as palavras do nosso Buffett.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL,

      Sem dúvida o Barsi é alguém que merece ser escutado.

      Abraços.

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o mais engraçado é q o "ponto alto" que vc comentou na verdade não fez sentido nenhum na entrevista original.

    O cara perguntou: "Dada a taxa de juros elevada, vale a pena investir em ações?" e o Barsi respondeu: "Não, não vale"

    Vou deixar aqui um print do relatório q eles mandam por email.
    https://s23.postimg.org/h3vm5fqzv/barsi.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, acho que ele se confundiu com a pergunta haha.

      Apesar de ele responder "Não" para "Vale a pena investir em ações?", no final dessa resposta, ele conclui com "Esse tipo de rentabilidade você não encontrará na renda fixa."

      ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  3. Pode não valer a pena para ele investir em renda fixa, que possui uma inteligência acima de média em selecionar boas empresas, além do tempo necessário para tais estudos.

    Ou seja, para o investimento em ações ser vantajoso no Brasil, deve-se selecionar as melhores empresas. Historicamente, o índice médio, o Ibov, vem perdendo muito da RF.

    Resumindo, se vc não tem a inteligência e o tempo que ele tem, vale a pena sim investir em RF no Brasil rsrs.

    Abraço PM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Este é um tema complexo e que gera muita discussão. O principal problema é a falta de estudos mostrando o desempenho do mercado brasileiro em um período grande, como 30 anos, por exemplo.

      Eu acho perfeitamente possível ter retornos acima da média com uma inteligência abaixo da média. Basta que você siga alguns simples conceitos, como por exemplo possuir uma estratégia e não girar patrimônio. Porém, apesar de simples, colocar estes conceitos em prática ao longo de muitos anos não é algo fácil, e um dos principais motivos é o noticiário, que te impele a estar sempre movimentando sua carteira.

      Aliás, e fechando o comentário, eu estou certo de que a renda fixa no Brasil é um bom negócio, porém a minha birra é com a maneira com que tratam o mercado de ações no Brasil, como algo totalmente especulativo, sem lastros reais e com perspectivas incertas para o futuro, e é por isso que endosso reportagens e notícias que afirmam o contrário, pois talvez fossem mais frequentes, nosso mercado não seria tão pequeno, atrasado e subdesenvolvido como é.

      Abraços!

      Excluir
  4. "Inteligencia acima da media em selecionar boas empresas"?
    Vejo com reservas todas essas entrevistas pois é aquela velha maxima: "quando se ganha, vc fala q ganhou... Mas quem é que fala que perdeu?"
    Pra ganhar muito dinheiro ele tbm perdeu muito dinheiro...
    E quando ele investe em uma empresa, dado o volume imenso de recursos que ele possui ao investir numa empresa, o mais obvio é que as acoes dessa empresa disparem (vide forjas taurus).
    E eternit? Quando estava bombando ele chamava compra pra ela... Pq ele nao disse que quem investiu em eter3 quando a economia estava bombando agora está perdendo capital?
    Enfim.... Historias sao contadas de acordo com quem conta. Ou seja, a varias versoes e varias verdades... Devemos é buscar o maximo de informacoes possiveis e nao nos fecharmos em apenas um lado da historia.
    Gosto do cara e admiro como pessoa.
    Abraco e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Também gosto do Barsi pela humildade e pela trajetória, mas não acho que seja um exemplo a ser seguido à risca por nós.

      Quanto aos erros, é óbvio que aconteceram. O Barsi não é absolutamente imune a eles e todo grande investidor já errou e acertou. Para ganhar dinheiro no mercado, apenas basta que tenha acertado pouco mais que errado.

      Abraços!

      Excluir
    2. Não lembro de matéria com o Barsi indicando Eternit.
      Em uma matéria ele citou uma senhora que poderia comprar o prédio onde morava após a valorização e dividendos da eternit. E nesta mesma matéria ele não indicou a empresa devido aos problemas judiciais.
      Engraçado é que no mundo virtual todo mundo que se diz fundamentalista, que analisa resultado acaba fazendo exatamente o mesmo que a "manada" faz - compram topo e vendem fundo.
      O recente resultado negativo da eternit foi o primeiro em quase 30 anos.
      O Barsi comprou quando não valia nada, recebeu horrores em dividendos e hoje pode mantê-lá em carteira sem se preocupar, pois o fluxo que recebe das demais ações é superior ao montante que possui em eternit.
      Sem contar as centenas de vezes que pode realizar lucro como no BB, que comprou a R$11 em 2008 e recentemente novamente e já está na casa dos R$30, assim como Vale.
      Infelizmente boa parte se preocupa em atirar pedras ao invés de tentar entender o racional.

      Excluir
  5. Se precisasse de inteligência acima da média pra selecionar boas empresas, Ações seriam um investimento ruim. Ainda bem que não precisa, qualquer um que estude Peter Lynch ou o Bastter consegue.
    Conheço pouco do que o Barsi fala mas acho que vi ele dizendo que valia a pena comprar Petrobras um tempo atrás, e Petrobras é uma empresa lixo. Pode melhorar, mas é lixo. Acho que o que ele fala não vale pra todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      Estou de acordo: primeiro, que não é preciso ser acima da média para ganhar dinheiro; e segundo, que o que o Barsi fala não serve para todo mundo. Cabe a nós ouvir, filtrar e aproveitar o que for bom.

      Abraços.

      Excluir
  6. Acho que vcs estão confundindo conceitos. Luiz Barsi não tem uma inteligência acima da média? Há noção do que é uma inteligência média do brasileiro que investe em ações?

    Agora inteligência acima da média não quer dizer que o cara não pode fazer suas cagadas. Recentemente, apostou no dólar e só perdeu grana.

    Mas que sua inteligência é acima da média é algo inconteste. Veja o histórico do seu Fundo com a maioria dos fundos de mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria doa fundos deve ser gerida por idiotas.

      Excluir
    2. A maioria doa fundos deve ser gerida por idiotas.

      Excluir
    3. Esse tal "conhecimentofinanceiro" viajou na maionese legal.
      Barsi indicando petrobrás? Pelo contrário, assim como Vale.
      Ele foi bem explícito em dizer que já investiu nelas em décadas passadas mas ao preço em questão não valiam a pena. (recentemente havia indicado Vale, que triplicou de valor).

      O Barsi pode não ser um gênio como 99,9% da população não é, entretanto, ele possui estudo. O Barsi possui quatro graduações.
      Se você acha que vai ficar rico seguindo o modelo do Bastter, boa sorte! Pois nem o próprio ficou...

      Excluir
  7. Olá PM,

    Com certeza Barsi é alguém que devemos parar para ler e tentar entender o que ele pensa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, VDC. Não é fácil encontrar investidores brasileiros com tamanho sucesso.

      Abraços.

      Excluir