Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 25 de abril de 2017

O comportamento irracional dos investidores, ou o porquê de se aportar mensalmente

Até onde o temperamento do mercado influencia nossas decisões? Será que realmente o mercado nos induz a fazer besteiras? Hoje, brindo-lhes com um pouco sobre finanças comportamentais.

É muito curioso observar nosso comportamento enquanto seres humanos, e principalmente enquanto homens. Nos investimentos, assim como na relação com mulheres ou nas nossas habilidades enquanto motoristas, temos sempre uma ligeira sensação que somos melhores que a média. Não adianta esconder, somos assim.

Por isso, somos dotados de uma capacidade fabulosa de, motivados por uma confiança estúpida, agirmos de forma exatamente contrária à que deveríamos, mesmo desconfiando deste erro de antemão. Ou seja: sabemos que, em teoria, deveríamos comprar quando o mercado está desvalorizado; porém, na prática fazemos justamente o contrário. Mercados de alta estimulam nossos ânimos e mercados de baixa nos enchem de medo, de forma que nossos aportes acabam refletindo essas sensações.

Vejam só este gráfico, retirado do livro The elements of investing, de Burton Malkiel e Charles Ellis, mostrando, na prática, sobre o que estou falando:

As barras representam o valor do índice S&P, enquanto a linha representa o dinheiro novo que está entrando nos fundos. Reparem a correlação entre os dois eixos.

Incrivelmente, os investidores investem mais nos fundos exatamente nos períodos em que o mercado apresenta maior valorização. Quando o S&P caiu no gráfico, entrou menos dinheiro novo. É o que dizem de comprar no topo e vender no fundo, que na prática é o que acontece: o investidor deixa-se tomar pela euforia em bull markets e pelo pessimismo em bear markets, fazendo rigorosamente o contrário do que deveria fazer.

Como disse mais acima, a teoria diz que deveríamos comprar quando o mercado está desvalorizado, porém, o que não disse é que muito provavelmente não seremos capazes de fazer essa distinção. Então, como agir?

Uma solução que ameniza grande parte do problema é: aportar sempre, independente do cenário. Desta maneira se estará comprando em ambos mercados (baixa e alta) mecanicamente, ou seja, à revelia de seu humor.

Se tem algo que eu acho realmente uma piada é o investidor comum tentar fazer market timing. Se existisse alguma maneira de prever com alguma precisão movimento futuro dos mercados, fundos de pensão, que movimentam quantidades absurdas de recursos e são capazes de contratar qualquer gestor do mundo inteiro, teriam quantidades de dinheiro próximas ao infinito.

Vejam bem: uma coisa é alocar dinheiro em liquidez e investir apenas na presença de alguma oportunidade razoável, levando a margem de segurança em consideração; outra é fazer market timing. "Agora vai!" ou "agora acabou!" são frases que, de fato, não devem ser ditas pelo investidor inteligente.

Planejar nossas ações com antecedência é uma maneira bastante eficaz de combater nossos inerentes destemperos, por isso digo: é essencial ter uma metodologia de aportes bem definida que ignore completamente o movimento do mercado. Os que optam por comprar mensalmente, eliminam um problema em sua jornada.

14 comentários:

  1. Incrivelmente, os investidores investem mais nos TOPOS(e não fundos) exatamente nos períodos em que o mercado apresenta maior valorização.

    Corrija e apague esse comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado pelo toque, mas a palavra "fundos" se refere aos fundos de investimento, ou seja:

      "Incrivelmente, os investidores investem mais nos fundos de investimento exatamente nos períodos..."

      Abraços.

      Excluir
  2. Que dado interessante, não tinha noção disso fui verificar meus aportes na bolsa e tbm sofri desse mau algumas vezes!

    ResponderExcluir
  3. Pra 99% aportar mensalmente trás melhores resultados. Provavelmente estou dentro desse grupo, independente do quanto estude nos próximos tempos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pretenso Milionário!

    Muito bom seu post! Consegui me estabilizar na bolsa depois que adotei os aportes mensais. Veja meu inicio na bolsa aqui = http://investidoringles.blogspot.com/2015/03/meu-inicio-na-bolsa-de-valores.html

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Aportes mensais, na maioria dos casos, eliminam um grande problema.

      Abraços.

      Excluir
  5. Concordo com as compras constantes mas discordo do market timing. Grandes fundos têm muito dinheiro e muitas regras. Não é fácil pra eles entrar e sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. STN,

      Sua opinião é válida, porém troque "fundos de pensão" por investidores bilionários que o efeito continua idêntico, ou seja, continua não havendo evidência alguma de possibilidade de previsão do comportamento futuro do mercado.

      Excluir